Thomaz/João #21

Caro Johannes,

Fiquei curioso a respeito dessa introdução à História da Dinamarca, e ela me lembrou, particularmente, da Gesta Danorum, a obra daquele Saxo Grammaticus – que a Wikipedia me diz ter sido secretário desse tal Bispo Absalão – que apresentou a Shakespeare a história dos escândalos familiares do príncipe Amleto.  Se descobrir mais sobre isso, me conte.

Fale-me mais, também, sobre as matérias, as aulas, os assuntos, assim vou aprendendo um pouquinho também. E é claro que você vai me emprestar esses “binders” (?) quando voltar. Todos os textos que vocês precisam nas matérias estão contidos neles? Muito interessante o modelo. Uma carga de leitura calculada…

O que mais me chamou a atenção foi o título da matéria sobre Kierkegaard: Søren Kierkegaard and the Challenge of Existence. O desafio da existência, de fato. Será que a Universidade propõe essa matéria para intercambistas atribulados de propósito?

(Por sinal, esse ø é incrível. Vou passar a usá-lo como sinal de pontuação nessas cartas.)

Lembrei que você levou as Elegias de Duíno, do Rilke, para a Dinamarca. Muito apropriado. Embora esses poemas tenham sido escritos na Itália, Rilke era habitante dessas paisagens espirituais do norte. Portanto, nada melhor que esse cenário para voltar aos poemas dele e deixar-se assombrar diante do Belo-que-também-é-Terrível que Rilke nos apresenta.

Como estamos falando de existencialismo, de Kierkegaard, de Rilke e poesia, resolvi te mandar dessa vez uma música bem conhecida por você, que trata sobre o “mistério do planeta” de uma maneira cheia de graça e leveza.

Vou mostrando como sou
E vou sendo como posso,
Jogando meu corpo no mundo,
Andando por todos os cantos
E pela lei natural dos encontros
Eu deixo e recebo um tanto

E cara, LEGO!

Um abraço,

Thomaz

øøøøøøøøøø

Em resposta a: João/Thomaz #20

One thought on “Thomaz/João #21

  1. Pingback: João/Thomaz #22 | Correspondências

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s