João/Stefano #8

Caro Stefano,

Eu vejo um gesto que sugere um sentido. A polissemia é intencional. A mão poderia estar apontando para o Norte, aonde nós viemos, ou até para mim, embora ela esteja um pouco deslocada da minha direção. Não importa. Quando as pessoas olham para mim, eu tenho a impressão de que elas estão olhando um pouco na direção errada mesmo. Eu não posso ver para onde ela aponta, mas posso imaginar um caminho que segue nesse sentido e um sentido para esse caminho.

Não sei quanto a você, mas eu não sei exatamente onde estou e não sei qual é o sentido da minha jornada. Thomaz diz que quando eu voltar saberei porque saí. E isso é o que eu também vejo na sua foto: a criação. Em vez de simplesmente seguir na direção sugerida, fugindo do gesto que a indica, podemos estender nossa própria mão até ele e reencenar o violento e chocante momento da nossa criação. Pois esse é o desafio de nossa expedição: não ser apenas turista num país simpático e sempre sorridente mas encerrar-se na forja e recriar-se de fato.

É por isso que não acredito que o impulso expedicionário seja sempre egoísta. Ele é mais como uma pulsão de morte, uma tentativa de extrair de nós mesmos uma energia que permaneceria potencial se alguma coisa não fosse destruída. Não que nós saibamos exatamente o que fazer com ela, embora tenhamos esperança de que ela vá além de nós mesmos. Mas tem vezes que estocá-la com cautela simplesmente não é suficiente. Nesses momentos, só existe a mão, a mão que aponta um sentido desconhecido, ou que aponta para um joão um pouco deslocado daqui. É só uma sugestão e nenhuma garantia, mas isso não importa.

O que importa é ir.

Com carinho,

João G.

P.S.: Não se preocupe com o tempo de resposta. Eu só queria garantir que você visse a carta.

Em resposta a: Stefano/João #7

Leave a Reply

