Thomaz/João #19

Caro João,

As lacunas nas suas cartas me deixaram muito curioso. Parecia um daqueles textos censurados, cheios de marca-texto preto cobrindo as linhas. Sei que foi um ardil de último minuto para não deixar o post quilométrico, mas o efeito é um pouco assombroso.

As fotos estão muito boas! Fiquei impressionado com as instalações da Universidade. Esperava por algo mais medieval, mas essa modernidade em aço e vidro também é bem característica, como você disse. Mas o melhor mesmo foi o Roland Bar. Que nome! Quero ter um bar com esse nome – ou um nome desses – ainda na minha vida. Por favor mande fotos! Avise quando as colocar no post antigo, ou coloque numa carta nova.

A cerimônia de iniciação também precisaria ter sido registrada em vídeo. Minha imaginação mal alcança a situação. Músicas tradicionais em latim e dinamarquês! Togas! Apertos de mão! Juramentos de obediência! Senhor!… Por sinal, essa tradição das músicas universitárias na Europa é muito bacana, e infelizmente por aqui só teve dois frutos: gritos de guerra de olimpíadas universitárias (“CHUPA MEDICINA”, etc.) e o “Pa-ra-béns-a-vo-cê”.

Fico feliz de ver que você já fez amigos por aí. São essas amizades, afinal, que vão te dar uma força com os perrengues, as dificuldades, os bodes – que não estão acontecendo porque você ainda está começando sua vida por aí e há muito a resolver, mas porque eles aparecem sempre mesmo, em todas as situações da nossa vida (talvez por estar sozinho, o sentimento de desamparo e aporia seja maior às vezes, e aí é que entram os amigos).  Essa disputa entre você e a Dinamarca será um jogo permanente – mas é sempre um prazer jogar.

Mesmo com toda a fama, com toda a brahma
Com toda a cama, com toda a lama
A gente vai levando, a gente vai levando, a gente vai levando
A gente vai levando essa chama

Deixa, que essa fase é passageira, amanhã será melhor
E você vai ver que a cidade inteira seu samba sabe de cor

Abraço,

Thomaz

Em resposta a: João/Thomaz #18

 

One thought on “Thomaz/João #19

  1. Pingback: João/Thomaz #20 | Correspondências

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s